Prótese total e parcial de joelho
A colocação de prótese de joelho se chama artroplastia, com função de substituir a articulação por uma prótese metálica. Pode ser de dois tipos: a artroplastia total e a parcial.
Prótese parcial de joelho
A artroplastia parcial de joelho é a substituição de apenas parte da articulação pela prótese metálica, sendo necessário um corte menor, o que resulta, na maioria dos casos, uma recuperação mais rápida.
Prótese total de joelho
A artroplastia total de joelho é a substituição de toda a articulação por uma prótese, sendo, portanto, uma cirurgia de alta complexidade e que requer um preparo e um tempo de recuperação maiores.
A articulação do joelho é composta por três partes principais: o osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e o osso da ponta do joelho (patela). Esses três ossos se tocam em três partes no joelho (o fêmur e a tíbia estão unidos por uma articulação; o fêmur e a patela estão unidos por outra articulação).
Quando só um desses pontos fica degradado por conta de problemas como a artrose, o tratamento por meio de uma prótese parcial é suficiente para resolver a dor e as restrições de movimento da pessoa.
Quando mais de um, ou os três pontos de contato estão degradados, nesse caso é necessário operar a substituição completa da articulação por meio da cirurgia de artroplastia total de joelho.
As próteses têm tamanhos e tipos diferentes e o cirurgião de joelho irá escolher a mais compatível com o tamanho do paciente.