top of page

Reconstrução do ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um ligamento situado entre o fémur e a tíbia, responsável pela estabilidade da articulação do joelho. A rotura do LCA pode tornar o joelho instável, impedindo-o de realizar atividades diárias ou físicas mais exigentes e aumenta o risco de sofrer outras lesões na articulação (meniscos e cartilagem).

A reconstrução do ligamento cruzado anterior é um procedimento cirúrgico e está indicado para aqueles que tenham sintomas de instabilidade no joelho, com a sensação de que o joelho pode falhar, gerando insegurança ao caminhar. Os atletas que utilizam o joelho excessivamente, geralmente, são os mais indicados para a cirurgia.

A cirurgia se chama ligamentoplastia, e tem função de reproduzir o ligamento danificado, de maneira que fique anatomicamente compatível com a estrutura do paciente. A técnica é realizada por artroscopia, com a introdução de uma câmara de imagem e instrumentos específicos, por pequenas incisões na pele.

Durante a cirurgia, também podem ser feitos reparos em lesões associadas aos meniscos e a cartilagem articular. Em alguns casos, pode ser necessário adicionar um reforço da estabilidade ligamentar, com um procedimento extrarticular (ligamento anterolateral).

Para uma recuperação satisfatória está indicada a fisioterapia para ganho de amplitude, fortalecimento muscular e treino do equilíbrio da articulação.

bottom of page