Reconstrução do ligamento cruzado posterior
O ligamento cruzado posterior (LCP) é um dos principais ligamentos da articulação do joelho, localizado na parte posterior do joelho. Ele conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da canela) e ajuda a manter a estabilidade da articulação, impedindo que a tíbia se desloque para trás com relação ao fêmur.
As lesões do ligamento cruzado posterior podem ocorrer durante uma queda, acidente de automóvel ou em esportes que envolvem movimentos bruscos do joelho, principalmente os de contato.
Em geral, a lesão do ligamento cruzado posterior ocorre após uma torção ou impacto do joelho, com sensação de um estalo forte e dor intensa na articulação.
O tratamento cirúrgico para lesão do ligamento cruzado posterior é a reconstrução do ligamento. É feito um enxerto de tendão para fazer um novo ligamento. Este enxerto é fixado no joelho.
Atualmente, a cirurgia de reconstrução do LCP é feita por artroscopia. Quando existem outras lesões com indicação de tratamento cirúrgico, como outros ligamentos (canto posterolateral, ligamento colateral medial, ligamento cruzado anterior) ou meniscos, o tratamento pode ser feito na mesma cirurgia.
No pós-operatório da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado posterior, é importante proteger o ligamento recém-operado. Ainda assim, o paciente pode caminhar com o apoio de muletas, para apoio parcial do peso, e utilizando um imobilizador para manter a estabilidade do joelho.