Reconstrução do ligamento do canto posterolateral
O ligamento do canto posterolateral é um conjunto de estruturas que ficam na parte lateral (externa) do joelho. Essas estruturas se chamam ligamento colateral lateral, tendão do poplíteo e ligamento poplíteo-fibular.
A lesão do ligamento do canto posterolateral pode ser considerada uma lesão multiligamentar, quando múltiplos ligamentos são afetados.
A dor em geral é forte, pode haver dificuldade para andar, apoiar o pé no chão ou mexer o joelho. Para lesões instáveis, pode haver sensação de frouxidão, falseio ou falta de confiança no joelho. Em lesões crônicas, há melhora da dor e inchaço, porém a sensação de instabilidade pode persistir.
O diagnóstico é feito por ressonância magnética para identificar a lesão das estruturas ligamentares laterais, principalmente para lesões agudas, além de avaliar lesões associadas, como dos ligamentos cruzados anterior e posterior, meniscos e cartilagem.
O tratamento cirúrgico é moderno e envolve a reconstrução das estruturas comprometidas. É feito um enxerto de tendão, retirado do próprio paciente.
A depender da lesão, a reconstrução pode ser do ligamento colateral lateral isolado, ou das três estruturas principais do canto posterolateral: ligamento colateral lateral, o tendão do músculo poplíteo e o ligamento poplíteo-fibular.